1957 ou 2017? : O Ressurgimento de grupos supremacistas nos EUA
- Blog Giro Pelo Mundo
- 21 de ago. de 2017
- 2 min de leitura
Na noite de sexta-feira, dia 12 de Agosto, na pequena cidade de Charlottesville no Estado da Virgínia, Estados Unidos, um grupo de supremacistas brancos fez um protesto na cidade, proferindo palavras de ódio contra negros, imigrantes e homossexuais. E não, esse não é o trecho de um artigo da década de 60 e sim, um acontecimento em pleno 2017.
O fato ganhou destaque na imprensa internacional devido à sua gravidade, um movimento que reúne pessoas com o mesmo sentimento de ódio e incitação à violência contra o próprio ser humano, em pról de um ideal "gasto" de supremacia da raça ariana e de valores cristãos deturpados. O ato é preocupante, ainda mais nos EUA onde a KKK possui um histórico de perseguição às "minorias",tendo aterrorizado e perseguido a população negra no Sul do país no século passado.

Ver uma passeata neonazista em pleno 2017 é bem preocupante, o protesto contra a diversidade em relação à raça ariana não desgasta apenas a imagem do povo norte americano, desgasta também a da humanidade. Anualmente, é organizada uma passeata na Alemanha para homenagear a morte de membros do partido nazista de Hitler, esse ano ocorreu no dia 19 de Agosto, 1 semana após o protesto na Virgínia. O grande problema é que atos neonazistas alemães que nunca foram tão comentados globalmente, ganharam força a partir do acontecimento em Charlottesville.
Com tantos conflitos e tensões que o mundo tem vivido a partir do terrorismo que não deixa de ser também uma forma de racismo, ainda haver pessoas que são capazes de julgar negros, homossexuais, judeus e imigrantes como inferiores à raça ariana, é realmente alarmante. Todas essas questões complicam um pouco a visão de mundo que a humanidade tem, fazendo com que muitos acabem simpatizando com a causa e se juntando ao movimento, tornado-o cada vez maior e isso é muito perigoso, dadas as consequências que a população mundial já passou uma vez a partir do pensamento nazista e vem passando com os radicais religiosos. Essas ideologias vem sendo transmitidas para as crianças e os jovens de hoje em dia que farão o mundo de amanhã.
Fontes Utilizadas:
Site G1: http://g1.globo.com/mundo/noticia/carro-atropela-varias-pessoas-durante-protesto-violento-em-virginia-nos-eua.ghtml
http://g1.globo.com/mundo/noticia/marcha-neonazista-e-alvo-de-protestos-em-berlim.ghtml
Site BBC BRASIL: http://www.bbc.com/portuguese/internacional-40931105
http://www.bbc.com/portuguese/internacional-40910927
Comments