Vitória contra o Estado Islâmico deixa um sabor amargo em Mossul
- Blog Giro Pelo Mundo
- 12 de jul. de 2017
- 2 min de leitura

Em Junho de 2014, o terror passa a assolar a cidade de Mossul. Foi nesse mês que o grupo jihadista Estado Islâmico invadiu o segundo maior território do Iraque com o objetivo de ampliar seus ideais, territórios e principalmente, o seu poder. Em contrapartida, o Governo Iraquiano nunca deixou de lutar pelo bem de seus cidadãos e recuperar todas as cidades que foram ocupadas pelos rebeldes.
Nesta quinta feira, após nove meses de muitos esforços e confrontos, as forças iraquianas em conjunto com os EUA retomaram a Cidade de Mossul, a segunda maior cidade iraquiana já ocupada pelo Estado Islâmico. Apesar de sua retomada ainda há muito a ser feito, a região encontra-se em ruínas destruída pelos bombardeios, agravando a crise humanitária vivida pelos cidadãos da região que perderam suas casas,seus bens,entes queridos, e que ainda precisam enfrentar a falta de cuidados médicos, saneamento básico e o difícil acesso à proventos como água e alimentação.

Com essa vitória contra o Estado Islâmico, o Califado Muçulmano fica vulnerável, o seu poder passa a ser questionado pelos demais, uma vez que uma de suas bases com um grande número de homens e armamentos foi retomada pelas forças contrárias. Porém, é importante frisar que apesar da perda do controle da região de Mossul e o consequente questionamento das capacidades de resistência do EI, não significa que as investidas do grupo chegaram ao fim. Deve-se lembrar que o poder de propagação de seus ideais é muito grande e já atinge diferentes regiões do mundo todo que são influenciadas pelas práticas do grupo, o que dificulta o trabalho daqueles que lutam diretamente contra os extremistas, pois não se sabe onde ou quando vão atacar.
Ainda assim, a retomada de Mossul é representativa na luta contra o EI, uma vez que demonstra a perda de mais um território controlado pelo grupo, situação que vem aumentando desde o fim de 2016, o grupo sofreu baixas territoriais significativas na Síria e no Iraque. Isso demonstra que o grupo está cada vez mais acuado e que, os esforços das coalizões internacionais estão sendo eficazes na luta contra o terrorismo.
Fontes Utilizadas:
Site G1 : http://g1.globo.com/mundo/noticia/retomada-de-mossul-revela-cidade-em-ruinas.ghtml
Site Folha de São Paulo: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/07/1899730-premie-do-iraque-proclama-vitoria-contra-estado-islamico-em-mossul.shtml
Site ZH Mundo: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/mundo/noticia/2017/06/iraque-anuncia-retomada-de-mesquita-emblematica-de-mossul-e-fim-do-califado-do-ei-9828747.html
Site BBC Brasil: http://www.bbc.com/portuguese/internacional-37601634
Site Revista Veja: http://veja.abril.com.br/mundo/ira-parabeniza-iraque-por-liberdade-de-mosul-e-oferece-apoio/
Comments