top of page

Israel e Palestina: conflito recente com raízes desde 1948

  • Blog Giro Pelo Mundo
  • 27 de jul. de 2017
  • 3 min de leitura

O conflito entre muçulmanos e judeus vem de longa data e possui muitas ramificações, o que no inicio era uma questão unicamente religiosa tomou dimensões territoriais e proporções internacionais. O movimento sionista difundido no século 20, buscava um território para o povo judeu e ganhou força com o Holocausto em meados da década de 40, houve uma forte imigração do povo judeu para a região da Palestina já frequentada por muçulmanos e outros povos de origem árabe. A então Liga das Nações concedeu ao Reino Unido a responsabilidade da região, que devido à promessas que não puderam ser cumpridas aos povos da Palestina, fomentou um clima hostil no território. Devido às pressões internacionais em conceder um território ao povo judeu, reforçada com as barbáreis sofridas pelo povo na Segunda Guerra Mundial, fez com que a região em disputa fosse destinada aos Judeus.


Contudo, a estabilidade em Israel estava longe de começar, o território sofreu invasões como da Síria, Egito, Iraque e outros, mas não permaneceram no local. Em 1956, Israel e Egito entraram em conflito pela posse do canal de Suez, que ao final foi concedida ao Egito. Nos anos de 1967 e 1973, Israel voltou a entrar em conflito com países árabes, no que ficou conhecido como Guerra dos Seis dias e Guerra do Yom Kippur, respectivamente, onde Israel anexou as regiões da Faixa de Gaza, Península do Sinai, Cisjordânia e Colinas de Golã. A Guerra de Yom Kippur foi uma ação conjunta entre a Síria e o Egito para reaver os territórios perdidos na Guerra dos Seis Dias.


O conflito mais recente entre Israel e Palestina, marcado por protestos ao redor da Cidade Velha, teve início após Israel colocar detectores de metais na entrada da Cidade como medida de segurança preventiva para que palestinos não entrassem com armas na área sagrada. Além dos detectores de metais, foi proibida a entrada de palestinos com menos de 50 anos no local a fim de evitar as manifestações violentas. A decisão do governo israelense foi tomada devido ao assassinato de dois policiais por três palestinos armados. O motivo dos protestos é bem simples, a Esplanada das Mesquitas é um local sagrado tanto para o povo judeu quanto para o povo palestino, e estes, reivindicam seus direitos de ter acesso sem precisar ser revistados como se todos fossem más pessoas. Os palestinos se recusam a passar pelos detectores e como forma de protesto vem fazendo suas orações no meio da rua, nos horários sagrados.



A colocação dessa medida preventiva dá a impressão de certo preconceito por parte dos israelenses, uma vez que, generaliza todos os palestinos como mal intencionados em relação ao povo judeu. A diplomacia entre os dois governos já é algo completamente complicado e com a tensão que os cerca esses dias, o cenário não é de melhora entre as partes, o que é um péssimo sinal, uma vez que o Oriente Médio já vem sofrendo grande instabilidade política e uma enorme onda de violência com os ataques do Estado Islâmico. Todo o conflito que já existiu entre os dois povos foi uma questão apenas religiosa e de terras, com esse tipo de atitude de ambos, a paz duradoura entre os dois povos se torna cada vez mais distante da realidade. Para isso, Israel teria que abrir mão de seus assentamentos na Palestina e reconhecê-los como Estado Soberano, principalmente.


O Governo de Israel decidiu retirar os detectores de metal da entrada da Esplanada, mas será instalado outro tipo de vigilância no lugar destes, enquanto ocorre a instalação, o número de policiais será aumentado e a tensão deve continuar. Os protestos já tomaram repercussão internacional e o representante das Nações Unidas enviado para o Oriente Médio já se manifestou e pediu uma solução imediata para a resolução do conflito. Foi pedida uma reunião do Conselho de Segurança da ONU por diversos países, dentre eles França e Suécia, para que os acontecimentos recentes neste local fossem discutidos e uma solução encontrada. O Oriente Médio já possui problemas demais para ainda ter que lidar com outro conflito armado e extremamente violento originado por questões religiosas.




Fontes Utilizadas:

Site BBC: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/08/140730_gaza_entenda_gf_lk

Matéria Jornal Hoje : https://globoplay.globo.com/v/6028873/

Site G1: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/07/israel-tira-detectores-de-metais-da-entrada-de-palestinos-em-jerusalem.html

Matéria Bom Dia Brasil: https://globoplay.globo.com/v/6030649/

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page