top of page

No Brasil: A instabilidade política e seus desdobramentos

  • Blog Giro Pelo Mundo
  • 21 de jun. de 2017
  • 2 min de leitura

O pesadelo vivido pelos brasileiros parece estar apenas no começo, após a eleição da chapa Dilma – Temer em 2014 para governar o país, o PSDB entrou no Tribunal Superior Eleitoral com um pedido de cassação da então presidente e seu vice, Michel Temer, alegando abuso de poder político e econômico em sua campanha. Dados os diversos escândalos desde a lava jato e o impeachment de Dilma até o vazamento do áudio em que o Presidente Temer é incriminado de corrupção, os dias para o Brasil parecem apenas piorar. Na sexta- feira (09/06), a chapa Dilma- Temer foi absolvida por 4 votos a 3 pelo TSE e o presidente continua seu mandato.


Com estas inconveniências que permeiam a estabilidade política, a economia brasileira fica ameaçada e a visão do país no exterior se rebaixa cada vez mais. As classificadoras de riscos já estão abaixando a nota do Brasil e a Bolsa de Valores já despencou. A inflação persiste no cotidiano do trabalhador, o número de desempregados aumenta e a incerteza causa medo.


O real começa a diminuir frente ao dólar e com a instabilidade e a diminuição da nota brasileira, os credores começam a fechar as portas e os investidores começam a retirar seu capital do país. Essa fuga de capital pode ser muito perigosa, quebrando a Bolsa e a economia. A indústria brasileira se apavora, pois não pode regredir uma vez que vem respirando crescimento ao longo de tantos anos. Com o escândalo da corrupção e da carne nos frigoríficos JBS, a exportação de insumos brasileiros se dificulta, países do primeiro mundo começam a exigir mais certificados de qualidade e as ações das multinacionais brasileiras ficam em uma situação complicada.


O maior problema é que as reformas que o presidente quer emplacar podem não ser aceitas pelo Congresso Nacional, e, assim o mercado continuará a desandar de forma que o desemprego, a inflação, a taxa de juros e a instabilidade aumentarão, piorando a situação do país que já enfrenta uma dura recessão.


A imagem do Brasil pode ser interpretada como a de uma democracia frágil em meio a constantes trocas de governo e por conseguinte, essas trocas podem acarretar na perda de governabilidade. Essa imagem não é nada boa para o país uma vez que, o Brasil defende a democracia e a cooperação como forma de governo e de relação com os demais países. E ainda, pode debilitar a aspiração do país a uma "liderança regional". Quanto a sua atuação no Mercosul, onde desempenha um papel-chave junto aos outros Estados, a instabilidade do Brasil pode refletir em uma instabilidade no Bloco e um possível desligamento do país, caso a inconsistência do governo persista.


Isso demonstra que a crise interna pode se agravar com os seus desdobramentos à nível internacional e que por isso é necessário que todas as esferas do governo trabalhem em concordância e transparência para garantir a governabilidade e passar segurança para os cidadãos e para os principais atores internacionais com os quais o país atua. Assim, o Brasil poderá retomar o crescimento, e seguir com seus objetivos de política externa com uma postura mais clara e legítima.



Fontes utilizadas:

Site G1 http://g1.globo.com/politica/noticia/por-4-votos-a-3-tse-rejeita-cassacao-da-chapa-dilma-temer-na-eleicao-de-2014.ghtml

Site Terra https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/veja-3-efeitos-imediatos-da-crise-politica-no-brasil,7fc98cc04a8df4684e872480d914bfd0yfotytnn.html

Site Istoé http://istoe.com.br/crise-politica-no-brasil-pode-paralisar-reformas-pro-mercado/

Site Jornal do Brasil http://m.jb.com.br/pais/noticias/2017/05/18/crise-politica-do-brasil-e-destaque-na-midia-internacional/

Site Época http://epoca.globo.com/politica/noticia/2017/06/o-julgamento-da-chapa-dilma-temer.html






 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page