A opinião pública norte americana como ameaça ao Governo Trump
- Blog Giro Pelo Mundo
- 2 de jun. de 2017
- 3 min de leitura
Antes mesmo de sua eleição, o atual presidente americano Donald Trump já possuía um percentual negativo em relação a sua popularidade. Hoje, já no cargo, ele é o presidente dos Estados Unidos com a menor aprovação já vista na história da presidência americana. A dúvida frequente para muitos é como ele foi eleito se a opinião pública não estava em seu favor. Acontece que a eleição americana é um pouco diferente das demais e ela é disputada estado a estado, pois cada um possui um determinado número de delegados, proporcional ao seu número de representantes no Congresso Americano, quanto maior o estado, maior o número de delegados. Esses 583 delegados são denominados como Colégio Eleitoral. Portanto, se o povo estiver ao lado do presidente X, mas o presidente Y obtiver a maioria no colégio eleitoral, ele é eleito. Assim, Trump foi eleito em 2017.
Ser eleito pelo colégio eleitoral sem a aprovação popular em simultaneidade tem suas implicações. Uma opinião pública contrária ao Governo afeta não só a estabilidade interna como afeta a Política Externa do País, ela pode funcionar como um termômetro a medir o próximo passo a ser dado na Polex . A baixa popularidade de Trump é uma ameaça à coesão e legitimidade do atual governo norte americano. Há muitos anos foi observado o CONSENSO DE ALMOND - LIPPMAN que defendia que o cidadão comum não possuía nenhum efeito sobre o governo e suas políticas, principalmente porque ele não era aquele homem competente que entendia algo além de suas aspirações e necessidades pessoais, para ele, a Politica Externa não mudava em nada sua vida e seu cotidiano. Ao decorrer de novos eventos, como as Guerras do Iraque e Vietnã, foi possível perceber que a opinião do povo era importante sim e que causava reação nas políticas governamentais servindo como um limitador e legitimador do Governo, esse foi o QUESTIONAMENTO DO CONSENSO.
Essa interação com a população começa a ter importância a partir do momento em que ela passa a exercer pressão sobre os tomadores de decisão e cobrar os rumos a serem adotados por eles. Um governo com baixa aceitação tende a ter suas decisões protestadas pela população, causando um desconforto e quem sabe uma instabilidade política, cabe ao Governo decidir como avaliar e considerar a opinião pública.
A partir das incertezas que a opinião pública gera a respeito do atual governo, a Política Externa Norte Americana passa a ser ameaçada pela instabilidade que pode vir a ocorrer com os atos do presidente e das represálias da população. Portanto, o cenário internacional pode sofrer alguma desordem, uma vez que os Estados Unidos da América são a maior potência econômica, militar e democrática do mundo. Se os Estados Unidos enfrentarem uma crise interna, seja ela política ou econômica, ela terá reflexo em todos os outros países, como ocorrido a partir da Crise Imobiliária de 2008.
Além do mais, o presidente norte americano enfrenta uma guerra declarada contra a imprensa, esta que poderia ser sua maior aliada no aumento de sua popularidade. Através da mídia que não está interessada em fazer uma boa imagem de Trump, a opinião pública muda constantemente e continua a diminuir cada vez mais em meio aos escândalos, projetos e medidas já adotadas pelo presidente como, por exemplo, o fim do ‘’Obama Care’’, a proibição da entrada de muçulmanos de sete países, a proposta de criação de um muro separando os Estados Unidos do México, mudanças na lei de imigração e trocas constantes na posição de sua Política Externa para com seus parceiros globais e acordos no qual o país faz parte.
Para maiores esclarecimentos, seguem abaixo exemplos da importância da Opinião Pública :
Site R7 : http://noticias.r7.com/internacional/dez-anos-apos-invasao-guerra-no-iraque-divide-opiniao-de-americanos-19032013
Site Revista Forum: http://www.revistaforum.com.br/2013/09/28/como-preparar-a-opiniao-publica-para-uma-guerra/
Site Acervo Estadão: http://acervo.estadao.com.br/noticias/topicos,guerra-do-vietna,879,0.htm
Fontes utilizadas: O Globo https://oglobo.globo.com/mundo/aprovacao-de-trump-a-mais-baixa-da-historia-dos-eua-em-menos-de-um-mes-no-cargo-20947955
G1 http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2016/11/entenda-como-funciona-o-sistema-eleitoral-americano.html
Kommentare